PARA QUE SERVE UM MUSEU?

 

Para que serve um museu? (Foto: Paulo Fridman/Corbis via Getty Images)

Obras do artista Tunga em exposição no Instituto Inhotim, em Brumadinho (Foto: Paulo Fridman/Corbis via Getty Images)


Para que serve um museu?

Luiza Adas, especialista em arte e colunista da Casa Vogue, reflete sobre o papel das instituições na formação da sociedade

“Luiza, estou fazendo um trabalho e gostaria de entender sua visão: para que serve um museu?”. Outro dia recebi essa pergunta em meu Instagram e, embora em minha cabeça milhares de respostas tenham surgido, não pude evitar pensar que, se essa pessoa teve essa dúvida, talvez várias outras também tenham. Afinal de contas, para que serve um museu? Qual sua utilidade prática para a sociedade?

No caso das artes, ao meu ver, o museu é um espaço que se dedica a buscar, conservar, estudar e expor objetos que contam, contestam e nos fazem pensar sobre a nossa história e a história do outro. O museu guarda a memória de uma sociedade, grupo ou período para que possamos sempre lembrar daquilo que não pode ser deixado de lado. Desde pequena ouço de meus familiares que aqueles que desconhecem seu passado estão propensos a repeti-lo. No caso dos museus, os muitos registros que lá são exibidos, mantém vivo o olhar, as reflexões e a vida daqueles que já não estão mais aqui, mas que de alguma forma afetaram e foram afetados pelas circunstâncias de seu período.

+ 6 museus que você pode visitar da sua casa

Há quem diga que quem vive de passado é museu. Mas a verdade é que os museus, embora, é claro, tragam elementos do passado, suas indagações devem nos trazer insumos para que pensemos o momento presente. O que percorremos para chegar até onde estamos hoje? Quais as obras que nos fazem pensar de forma crítica sobre as narrativas hegemônicas da história? Penso que os museus que atualmente se mostram pertinentes são aqueles que em suas curadorias promovem a possibilidade de enxergar nossa existência de maneira reflexiva.

+ O desafio de levar mais gente para os museus

Há quem queira acabar com os museus, pela capacidade que eles têm de tirar a sociedade da “anestesia” do cotidiano. Pela forma como ele pode abrir nossos olhos para nossa realidade. Os museus têm a capacidade de organizar e exibir questionamentos que podem ser o gatilho da transformação social. Uma vez que entendermos a força desses espaços, utilizaremos eles, cada vez mais, como um ambiente que possa propiciar o primeiro passo para a mudança.

Para que serve um museu? (Foto: Nelson Kon)

O octógono da Pinacoteca de São Paulo (Foto: Nelson Kon)

Ou seja, para que serve um museu? O museu serve para nos fazer pensar. Serve para nos provocar, nos intrigar, incomodar, ao mesmo tempo que pode ser um sopro de esperança para a humanidade. O museu, independentemente de seu tamanho, serve para aprimorar nosso olhar para as pequenas e grandes coisas que compõem nossa complexidade. O que é viver sem memória? Como evoluir, se não sabemos por onde percorremos? O museu é essa instituição que deverá sempre mostrar os caminhos passados para que possamos, juntos, pensar nos caminhos futuros para a sociedade. Museu vive de passado, presente e futuro!

*Luiza Adas é especialista em arte, pós-graduanda em Teoria e Crítica em História da Arte e fundadora do Museu do Isolamento, primeiro museu brasileiro concebido nas redes sociais. Luiza também fala sobre arte nas redes sociais em seu perfil pessoal.

Fonte:https://www.blogger.com/blog/posts/4017745838114193890


Comentários