OS 16 MUSEUS MAIS BONITOS DO MUNDO


Guggenheim Museum Bilbao, Bilbao, Spain. Architect: Frank Gehry, 1997. General view of riverside elevation with late afternoon sun. (Photo by: Anthony Weller/View Pictures/UIG via Getty Images) (Foto: UIG via Getty Images)

Aberto em 1997, este emblemático museu desenhado por Frank Gehry mistura referências da estrutura de um navio (na parte inferior) com "explosões" orgânicas que saem da base como pétalas de flores querendo alcançar o céu. Feito de titanium, limestone e vidro, o Guggenheim Bilbao segue atraindo milhares de turistas por ano para a cidade espanhola.

Os 16 museus mais bonitos do mundo

Estilo clássico, modernista, futurista... Todos eles têm em comum uma coisa: arquitetura de tirar o fôlego de

23/05/2019
 
Viajar para uma cidade nova ou um país até então desconhecido por você, sempre implica em visitar museus, já que é a forma mais enriquecedora de conhecer a cultura local e até mesmo a história da humanidade. Mais incrível ainda é quando a experiência é acompanhada de uma estética de cair o queixo. Por isso, separamos 16 museus mais bonitos do mundo para você colocar no radar e, quando visitar a cidade em questão, não deixar de passar lá (por nada!):
 

Hermitage Museum, São Peterburgo

 SAINT PETERSBURG, RUSSIA - APRIL 18: General view of the Hermitage Museum on April 18, 2019 in Saint Petersburg, Russia. Lavazza, partner of the Hermitage Museum in St. Petersburgh supports the exhibition 'Gods, Men, Heroes' From the Naples National Archa (Foto: Getty Images for Lavazza)
Um dos maiores e mais antigos museus do mundo reúne mais de 2.7 milhões de obras de arte, que percorrem os corredores dourados e esverdeados de seu interior, que mistura referências clássicas e barrocas para algumas salas. Catarina II da Rússia, ex-imperatiz da Rússia, contribuiu para a primeira coleção exposta no museu, em 1764. A estrutura de palácio permite que os visitantes descansem e apreciem a natureza com o jardim interno aos moldes clássicos.

Musée d'Orsay, Paris

PARIS, FRANCE - MARCH 28: A clock is seen inside the Orsay Museum on March 28, 2019 in Paris, France. The next winter-summer time change will take place on the night of Saturday 30 March to Sunday 31 March 2019. The end of the change of time voted by the  (Foto: Getty Images)

Apesar das longas filas e das necessárias (e preciosas) exposições, o Museu d'Orsay é uma visita obrigatória quando se passa na cidade da luz. O segundo mais icônico de Paris (não podemos esquecer do Louvre), ele costumava ser uma estação de trem. Comissionado para a Universal Exhibition em 1900, é em si uma obra de arte. A estrutura de ferro misturada com os vidros fumê das janelas e do teto formam uma atmosfera industrial única, que contrapõe perfeitamente com as telas de artistas que vão de Van Gogh à Toulouse Lautrec. O relógio no sagão principal é, também, uma atração à parte. Lá, ainda é possível tomar um cafezinho com vista para o parque com design dos Irmãos Campana.

Potata Palace, Lhasa

 Potala Palace, Lhasa, Tibet. 1694. (Photo by Arcaid/UIG via Getty Images) (Foto: UIG via Getty Images)
Uma vez casa de ninguém menos que Dalai Lama (título de liderança religiosa e estatal do Tibete), esta construção do século 17 funciona como um museu estadual. São mais de 13
andares, mil quartos e uma escadaria com 12 mil degraus. No acervo, murais, tapeçarias, imagens budistas, itens de uso pessoal e os túmulos dos antigos Dalai Lama.

Museus do Vaticano, Itália

ROME - CIRCA 1979: Vatican Museum circa 1979 in Rome.  (Photo by PL Gould/Images/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Com um público que chega a marca de cinco milhões por ano, os Museus do Vaticano são um verdadeiro passeio pelo passado histórico-religioso do mundo. Além disso, o acervo contém obras importantíssimas para a arte italiana, como os afrescos de Raphael, a Capela Sistina, de Michelangelo, e por aí vai. E para completar a visita estonteante (e certamente memorável), a arquitetura do local parece ter saído de um filme de tão perfeita. Destaque para as escadas em caracol desenhadas por Giuseppe Momo.

Museo Soumaya, Cidade do México


The exterior of the Soumaya Museum. (Photo by: Jeffrey Greenberg/UIG via Getty Images) (Foto: UIG via Getty Images)
Cidade do México é um destino certeiro para quem ama design, arquitetura e arte. Isso porque o local tem uma cena muito única de cada uma dessas áreas, misturando referências do passado com interferências de um futuro nem tão distante. Caso deste museu, na Plaza Carso, feito pelo arquieto mexicano Fernando Romero com mais de 16 mil hexagonais de alumínio que se encaixam em uma estrutura curvilínea em direção ao céu.
Nossa nave espacial em pleno Rio de Janeiro é uma instalação por si só. Intrigante a qualquer visitante, seja um mero turista ou as celebridades que pousaram ali para assistir ao desfile da Louis Vuitton em 2016, o museu desenhado por Oscar Niemeyer foi completado em 1996. Atualmente, é patrimônio histórico do Brasil.

Museu de Arte Contemporânea, Niterói

NITEROI, BRAZIL - MAY 28:  Models walk at Louis Vuitton 2017 Cruise Collection at MAC on May 28, 2016 in Niteroi, Brazil.  (Photo by Fernanda Calfat/Getty Images) (Foto: Getty Images)

Nossa nave espacial em pleno Rio de Janeiro é uma instalação por si só. Intrigante a qualquer visitante, seja um mero turista ou as celebridades que pousaram ali para assistir ao desfile da Louis Vuitton em 2016, o museu desenhado por Oscar Niemeyer foi completado em 1996. Atualmente, é patrimônio histórico do Brasil.


Kunsthistoriches Museum, Viena

Kunsthistorisches Museum (Museum of the History of Art), Vienna (Wien), Austria (Photo by: Insights/UIG via Getty Images) (Foto: UIG via Getty Images)

O museu de arte histórica de Viena, na Áustria é, sem dúvida, um dos lugares mais impressionantes da cidade. Localizado no hub de museus (a sua frente, está o de história natural e atravessando a rua os mais novos, de arte contemporânea), ele começou a ser construido em 1871 e foi aberto ao público em 1891. Os interiores são apaixonantes, vale passar um bom tempo lá dentro para assimilar tudo ao redor.

The Dali Museum, São Petersburgo

 Kunsthistorisches Museum (Museum of the History of Art), Vienna (Wien), Austria (Photo by: Insights/UIG via Getty Images) (Foto: UIG via Getty Images)
Nascido da coleção de Reynolds e Eleanor Morse, amigos íntimos de Salvador Dalí, o Dali Museum na Flórida é o local que tem a maior coleção de criações do artista fora da Espanha. A interferência contemporânea na arquitetura do espaço foi inspirada na forma do ovo Faberge e permite que o sol da região encontre seu passeio no interior do espaço. Inspirador!

Royal Ontario Museum, Toronto

 Dali Museum, St. Petersburg, Florida. (Photo by: Education Images/UIG via Getty Images) (Foto: UIG via Getty Images)
Assinado pelos arquitetos canadenses Darling & Pearson são os responsáveis pela arquitetura antiga, de tijolos, construída em 1914. As mudanças estruturais foram inúmeras, mas nada se compara ao que Michael Lee-Chin Crystal fez em 2007. O projeto consiste em prismas de vidro apontados para diversas direções, que formam um caleidoscópio de luz natural incrível.


ROYAL ONTARIO MUSEUM, TORONTO, ONTARIO, CANADA - 2015/06/03: Royal Ontario Museum is one of the largest in North America. The front facade is called The Crystal and was designed by architect Daniel Libeskind. (Photo by Roberto Machado Noa/LightRocket via  (Foto: LightRocket via Getty Images)


Erawan Museum, Samut Prakan

 BANGKOK, SAMUT PRAKAN, THAILAND - 2011/08/23: Erawan Museum is well known for its giant three-headed elephant and art display.  The Elephant of the Universe - the three-headed elephant Airavata was born of Lek Viriyapant's ideas and imagination. It was in (Foto: Getty Images)
Os interiores deslumbrantes deste mudeu na Tailândia são um evento a parte. Os três andares misturam cores e estampas típicas da cultura local para resguardar antiguidades e coleções de objetos religiosos que pertenceram a Khun Lek Viriyapant (dono do local). O museu é famoso porque fica dentro de uma estrutura de elefante com três cabeças.

Museu Nacional do Qatar, Doha

 Os 16 museus mais bonitos do mundo (Foto: Getty Images)
Após quase 10 anos de construção, o Museu Nacional do Qatar este ano com a fascinante proposta de imersão artística, proporcionando ao público uma experiência incomparável com a herança e cultura da nação peninsular. São inúmeras atrações e de várias áreas que conduzem o visitante a fazer parte do museu e da história árabe. Localizado em Doha, capítal do país, o museu foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel e abraça como sua peça central o histórico palácio restaurado de Sheikh Abdullah bin Jassim Al Thani (1880-1957). O formato do museu é inspirado na rosa do deserto, uma formação mineral cristalizada, e busca criar um diálogo entre a forma fluida da construção e os objetos históricos em seu interior. A ideia também foi proporcionar que o visitante sinta a duplicidade da paisagem, que contém deserto e mar nos seus mais de 52.000 mil m².

Uffizi Gallery, Florença

 Low angle view details of a ceiling in a museum, Uffizi Museum, Florence, Tuscany, Italy. (Photo by: Exotica.im/UIG via Getty Images) (Foto: UIG via Getty Images)
Casa de nada menos que O Nascimento de Vênus, de Botticelli, a galeria na Itália possui interiores e exteriores cinematográficos. As colunas simétricas, as janelas enormes, os afrescos no teto, tudo convida a mergulhar no universo das artes italianas.

New Whitney Museum of American Art, Nova York

Os 16 museus mais bonitos do mundo (Foto: Getty Images)
O famoso Whitney Museum trocou de endereço em 2015 e agora está no High Line. O projeto do arquiteto Renzo Piano fez o melhor uso de toda a assimetria do local, transformando quinas em restaurantes, varandas e espaço de descontração.

Museo de Arte Tigre, Buenos Aires

 Argentina: the Tigre Delta. "Museo de arte" (art museum) (Photo by: Andia/UIG via Getty Images) (Foto: UIG via Getty Images)
Originalmente pensado para servir como um clube em 1912, onde as famílias mais ricas praticavam esportes de elite e apostavam no cassino particular. O local se tornou um museu em 1998 mantendo a arquitetura original, projetado pelos arquitetos Pablo Pater e Luis Dubois, e pelo engenheiro Emilio Mitre. No acervo, obras de importantes artistas argentinos que retrataram o dia a dia das pessoas na região do Tigre.

Hokusai Museum, Tóquio


Destoando do parque e da área de lazer infantil próxima, o Hokusai Museum chama a atenção de longe. O projeto de Kazuyo Sejima foi feito de placas de alumínio com um aspecto sutil espelhado, refletindo getilmente o entorno. O museu guarda as obras do famoso artista japonês Katsushika Hokusai, pintor de estilo ukiyo-e e gravurista no período Edo. Sua obra mais famosa é "A Grande Onda de Kanagawa".




 
 


Comentários